Sobre Acupuntura

multiversidade vida e formação integral:/Sobre Acupuntura
Sobre Acupuntura2017-05-16T21:44:27+00:00

Aqui respondemos algumas dúvidas e questões que costumam surgir a respeito da acupuntura e outras práticas terapêuticas.

Acupuntura é segura?

Sim, acupuntura é perfeitamente segura. É estatisticamente mais segura do que qualquer outro procedimento biomédico. Para saber mais sobre a segurança da acupuntura e a cultura de medo em que vivemos você pode ler este artigo sobre os riscos da acupuntura com fontes seguras e dados mundiais sobre o tema.

Como acupuntura pode me ajudar?

Acupuntura está fundamentada em outra racionalidade médica, ou seja, em outra medicina originária da China há milhares de anos. Seus princípios se orientam considerando que existe um sistema auto-regulador da sua saúde. Quando esse sistema auto-organizador da dinâmica vital perde seu equilíbrio, adoecemos e sofremos. Por contar com os próprios recursos auto-reguladores do corpo, não tem efeitos colaterais e é uma terapia suave, aplicada integralmente sobre o corpo- físico e sutil-trazendo serenidade mental e saúde física.

Preciso ter nível superior para praticar acupuntura?

Não, acupuntura é uma atividade livre no Brasil, não regulamentada, todos podem praticar acupuntura. Recomendamos a filiação aos órgãos de registro profissionais como sindicatos de terapeutas ou sindicatos de acupuntura. Saiba mais sobre regulamentação da acupuntura.

Sou profissional da área da saúde, preciso de pós-graduação?

Não, acupuntura é livre, é atividade não regulamentada e existem diversas formas de aprender acupuntura. Os títulos de especialistas em acupuntura são apenas para os médicos, depois de decisão judicial recente. Os psicólogos continuam sendo autorizados a praticar como prática complementar. Os conselhos têm caminhado no sentido de uma prova de títulos, que acreditamos seja a melhor maneira de avaliar o profissional. Assim, evitamos o mercado de “venda de certificados” em que, em raras exceções, o estudante sincero aprende alguma coisa.

Os cursos da multiversidade tem reconhecimento pelo MEC?

Sim, o aluno pode optar pelo curso livre ou pelo certificado de instituição de ensino superior de Extensão Universitária. Com ambos, o aluno pode se filiar ao sindicato de acupuntura e outros. Para fazer jus ao certificado de Extensão da Multiversidade, o aluno deverá fazer uma prova com professor convidado que comporá uma banca examinadora. Com isso garantimos a capacidade e qualidade do nosso certificado e a seriedade da nossa escola. Aqui, você realmente aprende.

O mercado de trabalho com acupuntura vale o investimento?

Acupuntura é uma forma simples e sutil de aliviar o sofrimento humano. Tornar-se um terapeuta é antes de tudo tornar-se mais inteiro, mais íntegro e integrado. Com essa disposição de ajudar, de cuidar e de acolher o sofrimento humano, podemos dizer que o mercado é infinito e que não existe uma casa onde um acupunturista com esses talentos não seja necessário. Por isso, entendemos que o investimento nos cursos da multiversidade se multiplica ao infinito. Primeiro cuidamos de você, aluno, cuidamos da turma e cuidamos para que você esteja seguro e confiante na sua capacidade de cuidar dos outros.