curso de acupuntura classica

No curso de acupuntura clássica vamos buscar as raízes da medicina chinesa, ou seja, vamos estudar diretamente das fontes originárias desta tradição de sabedoria. Embora a medicina chinesa tenha muitas ramificações, os seus textos clássicos são a fonte de inspiração, como grandes rios centrais com centenas de afluentes. Este é um curso avançado, para quem quer compreender de fato a medicina chinesa em primeira mão, direto da fonte.

A acupuntura clássica não é apenas um estilo de acupuntura, é o fundamento da visão originária sobre a saúde e a harmonia. Este é um estudo dos livros que o acupunturista apenas ouve falar, o tratado interno – nei jing, o tratado das dificuldades, nan jing, o eixo do espírito – ling shu e tantos outros textos fundamentais que iremos aprofundar neste estudo. Convidamos todos os colegas acupunturistas a este mergulho profundo, buscaremos nos conectar com este pensamento ancestral pela via contemplativa, percebendo e criando um ambiente para que os insights por trás das palavras possam ser desvelados.
Professor Mário Fialho – praticante de medicina chinesa há quase duas décadas, professor de chinês no site www.falechines.com, escreve sobre acupuntura no www.blog.mariofialho.com

INSCRIÇÃO NO CURSO DE ACUPUNTURA CLÁSSICA:

1. Pré-inscrição online no formulário ao final da página.

2. Na secretaria da Multiversidade.

3. Pelo telefone 21 2705-1963.

4. O curso acontece semanalmente, às quintas-feiras, 18 h-20 h (presencial). Consulte a agenda.

OBJETIVOS DO CURSO DE ACUPUNTURA CLÁSSICA:

1. Estudar, capítulo por capítulo, os clássicos da acupuntura, fazer uma atualização com os comentários que orientem a prática clínica.

2. Simplificar o estudo dos clássicos da acupuntura com um estudo comparado de diversos autores e cinólogos – estudiosos de chinês arcaico.

3. Resgatar as origens desta tradição sem se prender aos purismos muito comuns, sem tentar ser mais chinês que os chineses.

4. Essa é uma tradição de sabedoria profundamente espiritual, vamos buscar a conexão com essas linhagens e, com isso, uma verdadeira visão do coração desta tradição.

VANTAGENS DO CURSO DE ACUPUNTURA CLÁSSICA:

1. O curso é semanal, criando um ritmo adequado para a leitura dos clássicos.

2. Aprofundar os principais capítulos nas aplicações práticas da acupuntura hoje em dia.

3. A fitoterapia é um contato com a natureza. Em geral, vivemos afastados da natureza, que é a principal fonte de cura em todas as medicinas tradicionais do mundo.

4. Material didático simplificado e prático, o valor da teragogia é simplificação e vivência do aprendizado.

5. Estudo comparado de diversos autores da acupuntura japonesa, tibetana, chinesa, coreana e europeia sobre os clássicos, para ampliar a visão.

METODOLOGIA DO CURSO DE ACUPUNTURA CLÁSSICA:

1. O curso tem duração de 1 ano.

2. A cada seminário semanal, estudaremos os clássicos e sempre que possível teremos um tratamento e uma prática em torno do tema estudado.

3. A metodologia pedagógica está sintetizada na palavra TERAGOGIA (pedagogia através da terapia). Percebendo em nós os benefícios, aprendemos melhor.

4. Estudo comentado, comparado e inspirado dos clássicos da acupuntura.

PÚBLICO DO CURSO DE ACUPUNTURA CLÁSSICA:

1. Todas as pessoas interessadas nas terapias alternativas, filosofia oriental e acupuntura num nível mais avançado.

2. O curso não tem restrição de público ou pré-requisito.

MODALIDADES:

1.CURSO PRESENCIAL:

O curso presencial é oferecido na sede da Multiversidade, na Rua Lemos Cunha, 389 – 105, Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro.

CERTIFICAÇÃO DO CURSO DE ACUPUNTURA CLÁSSICA:

1. Certificado de Curso Livre reconhecido pelo MEC, pelas associações de terapeutas e sindicatos.

2.Certificado reconhecido pelo MEC de Extensão Universitária (opcional). Interessante para quem pretende fazer algum concurso ou prova de títulos, mestrado ou doutorado.