curso de diagnóstico energético integral

multiversidade vida e formação integral:/, medicina tradicional energética/curso de diagnóstico energético integral

curso de diagnóstico energético integral

diagnóstico energético

O curso de diagnóstico energético surgiu porque…

no caminho terapêutico muitas vezes perdemos de vista a leitura global. Em busca de sintomas, perdemos os padrões, os sinais sutis que apontam para as formas de sofrimento que ainda nem se manifestaram. Sofrimentos latentes fruto de um desequilíbrio energético. Fruto de uma baixa frequência, de uma perda da vitalidade, do ânimo. Não se trata de uma doença do corpo, ou da psique, mas da própria energia, da vitalidade. Este é o enfoque das terapias tradicionais, que orientam o cuidado para dimensão viva, vitalista do ser humanos. Está portanto longe do campo do diagnóstico de doenças que é restrito aos profissionais da medicina, estamos aqui lidando com a perda da conexão com a própria vida e destino. Curamos cuidando da vida em nós, do que é saudável esse é o caminho do diagnóstico energético.

Os temas abordados no curso serão:

Diagnóstico Energético pelos  Cinco Elementos

Este é um diagnóstico do movimento das energias fundamentais na natureza e em nós. Ele é fruto da contemplação dos antigos chineses que unificaram os sistemas de correspondência em torno de um modelo simples que ajuda a ver e estabelecer padrões de desarmonia entre os elementos. Uma vez identificado os elementos que estão enfraquecidos o terapeuta poderá indicar todo tipo de prática energética. Como dietética energética, acupuntura, florais, homossíntese, fitoterapia energética, massagens, atividades físicas energéticas que buscam reequilibrar e harmonizar os elementos que estão desequilibrados. Essa visão constitucional é presente em diversas racionalidades médicas vitalistas.

Diagnóstico na MTC  Medicina Tradicional Chinesa

A medicina tradicional chinesa é o sistema moderno da antiga medicina chinesa. Embora receba o nome de tradicional ela é uma revisão moderna das antigas práticas. Seu diagnóstico busca identificar padrões segundo 8 princípios de diagnóstico e diversos elementos complementares. A partir do diagnóstico na MTC podemos tratar especialmente com a fitoterapia energética e a dietética chinesa, pois é onde esse sistema tem mais afinidade. A acupuntura também é comumente utilizada nesse sistema no Brasil, mas com uma eficácia muito menor.

Diagnóstico Energético Tradicional Japonês ou Hara Diagnose

O diagnóstico energético do Hara é fundamental para a prática terapêutica japonesa, seja na massagem japonesa, seja na acupuntura japonesa. Ele permite uma leitura precisa e eficaz de diversos bloqueios energéticos pelo corpo e permitem uma compreensão mais minuciosa dos caminhos energéticos que o terapeuta poderá assumir. Entre as técnicas energéticas, além das famosas massagens como shiatsu, anma e sei-tai, temos o uso de magnetoterapia, martelos, fios condutores de energia e as técnicas avançadas de moxaterapia.

Diagnóstico Energético pela Língua

O diagnóstico da língua é parte do diagnóstico na medicina chinesa, mas pode ser estudado de forma autônoma. O diagnóstico energético da língua é importantíssimo, pois a língua, assim como o pulso, mudam com muita velocidade de acordo com as mudanças energéticas e buscar uma língua saudável, de cor rosada, sem rachaduras e boa constituição, deveria ser o objetivo de todos nós. Assim, podemos aprender a olhar no espelho diariamente e ver como está o nosso “interior”. A língua é a porta para vermos o interior, é uma pena que ainda seja tão desconhecida de todos nós.

Diagnóstico Energético pelo Pulso

O diagnóstico de pulso chinês é o que os alunos tem mais dificuldades. Isto porque ele demanda muita experiência, é preciso estar sempre percebendo os pulsos, indagando e verificando. O pulso é um dos elementos presentes na Medicina Tradicional Chinesa. Mas também na Japonesa, iremos aqui apresentar uma união dessas duas escolas. É sempre um desafio ensinar pulsologia, por isso daremos especial ênfase para esse estudo. Até porque existe muita mistificação, é uma leitura possível, desde que tenhamos um mapa do território conhecido como os dedos das mãos.

Diagnóstico pela Iridologia

Este é um dos temas mais controvertidos. Porque quando estudamos iridologia nos damos conta que todos temos desequilíbrios energéticos profundos, muito antes deles se tornarem queixas e sofrimento. Carregamos em nós heranças energéticas de hábitos alimentares pouco saudáveis, de toxinas e bloqueios energéticos bem antigos. Assim, pela alimentação convencioal estamos sempre sobrecarregando nossos sistemas de limpeza do organismo. O olho mostra esses acúmulos e é um desafio limpar a nossa íris das marcas que trazemos. Tanto homeopatia como praticas de desintoxicação podem ser utilizadas, práticas naturais que os antigos faziam e que hoje estão voltando, como o suco verde e outras tantas formas de detox. Todas modalidades terapêuticas podem se juntar aqui, é um cuidado para a vida toda.

Diagnóstico Energético Palmar

Este diagnóstico energético não é muito conhecido. Mas é parte da Medicina Chinesa, ele foi aprofundado e transmitido pela família Tung. O sistema de acupuntura do Mestre Tung é um dos mais poderosos. O uso combinado de agulhas consegue um resultado concentrado em algumas áreas. Assim, as marcas e veias da palma da mão vão indicar a correspondência interna dos Zang Fu. Para quem não está acostumado com a reflexologia chinesa, estamos lidando com uma medicina de correspondências. Se quiser saber mais, assista a primeira aula do curso de acupuntura integral.

Diagnóstico Energético Auricular

Embora seja parte do curso de auriculoterapia, este diagnóstico é bem precioso para apontar outros aspectos, tanto visualmente, como pela pressão, assim como pela inspeção elétrica, o pavilhão auricular mostra pontualmente uma série de desequilíbrios que podemos investigar. Esta é uma modalidade muito interessante, pois é fácil e rápido olharmos os padrões pela orelha.

Diagnóstico Energético pelo Qi Gong

Tanto as práticas pessoais de mobilização de energia, como as exteriorizações de energia podem nos mostrar bloqueios energéticos, excessos e deficiências. O trabalho com o qi gong é o nível mais avançado do trabalho terapêutico, em que o terapeuta cultiva suas próprias energias pela meditação, pelas posturas e movimentos. Essa prática pode levar a aplicação de energia diretamente nos pontos e meridianos do corpo, aumentando imediatamente a vitalidade. Essas técnicas são comuns entre os praticantes avançados de Reiki, Cura Prânica e outras modalidades terapêuticas pela exteriorização de energias.

Diagnóstico pela Leitura de Aura

Chegamos num dos menos conhecidos, como assim leitura de aura? Leitura de aura é na verdade a leitura energética dos chacras e do campo de energia humano que pode nos mostrar bloqueios sutis. Trata-se do desenvolvimento e ativação da clarividência. Existem muitas escolas diferentes de leitura de aura, vamos focar para aquelas que podem conduzir o terapeuta a uma prática terapêutica subsequente, como no uso de florais ou homossíntese. Assim, convocamos a uma mudança no padrão energético e o crescimento do sujeito diante dos aspectos que estão sendo visualizados.

Diagnóstico Energético Radiestésico

A radiestesia é uma prática milenar. Você certamente já viu as pessoas que procuram água com uma forquilha. Talvez já tenha visto o uso do pendulo. Usaremos a radiestesia para fazer leituras energéticas dos chacras, dos meridianos e buscar um alinhamento energético através das leituras radiestésicas. Esta modalidade demanda muita dedicação e pede que o praticante esteja ele mesmo sintonizado e capaz de buscar as informações com segurança.

Diagnóstico Muscular

O diagnóstico muscular hoje recebe muitos nomes com diversas escolas. Trata-se um um “detector de verdades” pois a vitalidade aponta para a verdade energética do organismo. Testes como o’ring e outras formas de testes musculares serão praticadas para que possamos buscar as informações dentro de nós mesmos todo o tempo. O corpo fala e ele gosta de falar a verdade.

Diagnóstico Astrológicos

Embora não seja o objetivo deste curso ensinar todos os elementos da astrologia, compreender as correspondências fundamentais dos luminares para que possamos compreender que estamos de fato ligados ao cosmos. Todas as medicinas vitalistas nos ensinam isso, seja a chinesa, seja ayurveda indiana ou a medicina antroposófica. Hoje em dia, quando andamos desconectados do nosso destino e do nosso caminho, a astrologia pode nos ajudar. Jung e diversos outros pesquisadores deram grande ênfase ao estudo das astrologia como forma de integração e por isso ela fecha com chave dourada este curso de diagnóstico energético.

ASSISTA UM RESUMO DA PRIMEIRA AULA DE DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO INTEGRAL PARA SABER MAIS

INSCRIÇÃO NO CURSO DE DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO:

1. Pré-inscrição online no formulário ao final da página.

2. Na secretaria da multiversidade ou online no botão na lateral da página.

3. Pelo telefone 21 2705-1963.

4. O curso acontece semanalmente, às segundas-feiras, de 18h-19:30h(presencial) e tem duração de 1 ano.

Consulte a agenda.

OBJETIVOS DO CURSO DE DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO:

1. Ao longo de um ano, promover um aprofundamento das técnicas de diagnóstico energético.

2. Suprir as deficiências dos cursos de formação e que muitos terapeutas tem na hora de escolher um caminho terapêutico.

3. Visão holística e integral, fazendo as correlações entre todas essas modalidades de diagnóstico vitalista.

4. Uma leitura integral, capaz levar a um autoconhecimento profundo e cuidado da própria saúde e assim das pessoas que nos chegam.

VANTAGENS DO CURSO DE DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO:

1. O professor tem mais de 20 anos de pesquisa nesses temas, dominando todas essas modalidades.

2. O curso é de diagnóstico mas você vai ser o primeiro a ser beneficiado. Diagnóstico quer dizer ver, ver no seu interior que precisa se transformar.

3. As diversas modalidades juntas vão te ajudar a abrir o diagnóstico, abrir sua visão para o caminho de cuidado e cura.

4. Este é um curso para consolidar sua formação, é um curso para o terapeuta avançado que quer integrar o que aprendeu com outras escolas.

5. Este curso caminha no sentido da verdadeira integração das terapias energéticas, construindo as pontos sólidos das diversas camadas que se sobrepõe.

6- “Tudo aquilo que não é reconhecido não pode ser salvo”. Reconhecer a desarmonia é poder cuidar de hamonizá-la.

METODOLOGIA DO CURSO DE DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO:

1. O curso dura um ano com aulas semanais.

2. Cada aula teremos elementos práticos com desafios para os terapeutas, isto é, resolver o padrão que se mostrou.

3. A metodologia pedagógica está sintetizada na palavra TERAGOGIA (pedagogia através da terapia). Percebendo em nós os benefícios, aprendemos melhor. Este é um curso para autocura!

PÚBLICO DO CURSO DE DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO:

1. Todas as pessoas interessadas nas terapias alternativas e complementares podem fazer o curso.

2. O curso não tem restrição de público ou pré-requisito. Porém ele está recomendado para aqueles que já estão familiarizados com alguma modalidade terapêutica ou já seja aluno da multiversidade em algum outro curso.

MODALIDADES:

1.CURSO PRESENCIAL:

O curso presencial é oferecido na sede da multiversidade na Rua Lemos Cunha, 389 – 105, Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro.

CERTIFICAÇÃO CURSO DE DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO

1. Certificado de Curso Livre reconhecido pelas associações de terapeutas e sindicatos.

2.Certificado reconhecido pelo MEC de Extensão Universitária (opcional), interessante para quem pretende fazer algum concurso, ou prova de títulos, mestrado ou doutorado.

By | 2017-05-16T21:44:28+00:00 janeiro 5th, 2015|cursos, medicina tradicional energética|0 Comments